quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Teófilo Otoni - Minas Gerais

Teófilo Otoni é um município brasileiro do estado de Minas Ferais. Localizado no nordeste do estado, conta com mais de 130 mil habitantes numa área de mais de 3.242 quilômetros quadrados. Localizado no nordeste de Minas, na zona do Mucuri, é considerado o centro macro-regional. Com topografia montanhosa, a sede municipal está a 349 m de altitude. Dista da capital do estado 446 km.


História

  • Fundação: 7 de setembro de 1853 (157 anos)
Com as terras originalmente ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas, a história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, em 1849, iniciou a colonização do Vale do Mucuri, a partir de 1852. Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima, considerada o berço da democracia nas Américas.



Geografia

A cidade de Teofilo Otoni é uma cidade localizada no nordeste mineiro, na microregião do Vale do Mucuri, que abriga cerca de 130 mil habitantes (Cidade), e 283 mil habitantes somados a municípios pertencentes à Teofilo Otoni, A cidade é cortada pelo rio Todos os Santos que têm cerca de 300 km de extensão, o clima da cidade é Tropical com Invernos Frios e Secos, e verões quentes e chuvosos, a temperatura média da cidade é de cerca de 23º dos meses de outubro à março, e de 16º de maio á setembro, a média das temperaturas máximas varia no verão entre 30 e 32 graus, enquanto que a média das temperaturas mínimas varia entre 14 e 16 graus. A menor temperatura registrada foi de 5.2 graus em julho de 1972 e a maior máxima de 40,2 graus em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário