quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Iturama - MG



Historia:
 Iturama, a 750 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, nasceu do sonho da proprietária da Fazenda Santa Rosa, dona Francisca Justiniana de Andrade. Disposta a criar um povoado, a fazendeira doou em 24 de março de 1897, 189 alqueires de terra à Diocese de Uberaba.
Na área, próximo ao Rio Grande, cresceu o Povoado de Santa Rosa, numa região habitada por índios Caiapós e de belíssimas cachoeiras.
Em 17 de dezembro de 1938, tornou-se distrito de Campina Verde (Decreto No. 148). Cinco anos mais tarde (31 de dezembro de 1943), passa a se chamar Camélia. No ato emancipatório (Lei 336 de 27 de dezembro de 1948) ficou definido o nome atual.
Iturama (yty-terama) significa “região das quedas d’água”, provavelmente em referência às grandes cachoeiras que existiam onde é atualmente a Usina de Água Vermelha. O termo se refere às interpretações de Joaquim Ribeiro Costa, José Carvalho e Cônego Osório, mas há relatos oficiais de que cachoeira pronunciava-se tókót e água era Incó na língua dos Caiapós, sobre os quais escreveu José Joaquim Machado de Oliveira (IHGB-RJ).

Geografia:
Localiza-se a uma latitude 19°43'40" sul e a uma longitude 50°11'45" oeste, estando a uma altitude de 453 metros. Sua população estimada em 2007 era de 35.853 habitantes.

Festividades:

É conhecida como a cidade das festas, e há até uma frase própria: "Iturama! Aqui tem festa o ano todo!". E realmente é verdade, pois o calendário festivo da cidade é bastante amplo e recheado. Como principal festa, a EXPORAMA é a festa agropecuária de Iturama, que reúne um público gigantesco, que presencia shows, exposições de animais, de máquinas e implementos agrícolas, parque de diversões e montaria em touros e cavalos, com os melhores peões do ramo presentes participando, levando o público ao delírio. É realizada sempre no mês de Julho, e no ano de 2007, o sucesso da festa foi total. Como de costume em todos os anos, sempre logo após uma noite de festa da EXPORAMA, há o "PEGANDO SOL COM A MÂO", festividade que reúne shows sertanejos e muita gente em busca de diversão e entretenimento, sendo realizada em um local afastado da cidade. Na mesma época é realizada a EXPOTRONIC, festa de música eletrônica que atrai muitos jovens amantes desse gênero, e que dura do início da noite até à tarde do outro dia, e é realizada fora do perímetro urbano.
Outras festividades são a Festa das Igrejas Matriz e de Santa Rosa de Lima, a Feira Artesanal, que é realizada sempre no dia 1º de Maio de todos os anos em homenagem ao dia do Trabalho, as festas de Peão e os shows tradicionais realizados em locais próprios. A crença gera também comemorações, como as festas de Santos Reis, santo que concentra muitos devotos na Região do Triângulo. Muitas outras festas, tanto particulares como públicas, se incrementam no grande currículo anual de festas encontradas na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário