segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Unai - Minas Gerais




Situado na mesorregião do Noroeste de Minas Gerais e na microrregião de Unaí, tem uma área de 8.492 km², representando 1,443% do estado, 0,9155% da região e 0,0996% de todo o território brasileiro.
Curiosidade: a proximidade de Unaí com Brasília faz com que a cidade tenha um clube de futebol que não disputa o Campeonato Mineiro, e sim o torneio do Distrito Federal.

O clima é tropical úmido com temperaturas variando entre máximas de 40°C e mínimas de 12°C. A temperatura média anual é de 27°C. A precipitação pluviométrica média anual é de 1.200mm.
Entre os principais acidentes geográficos destacam-se: Gruta do Tamboril, Gruta do Gentio, Cachoeira da Jibóia (120 metros de queda livre), Cachoeira do Queimado, Cachoeira do Rio Preto (dois quilômetros do centro do município), Gruta do Quilombo (o nome teve origem ainda no século XIX, quando os negros descontentes com as severas condições de trabalho nas minas de ouro de Paracatu, refugiavam-se na gruta), Pedra, Serra Geral do Rio Preto, Serra do Pico, Serra do Jataí, e o Córrego do Forró.


Agricultura e Pecuária
Unaí tem sua economia calcada desde o início de sua emancipação política na agricultura e pecuária, sendo um dos maiores produtores de grãos do Brasil tendo destaque ora como maior de feijão, ora como maior produtor de milho, além de um grande volume de soja, arroz, sorgo, trigo e dentre outras culturas.
É também um município com grandes áreas destinadas a plantação de hortifrutas.
Na pecuária possui uma granjas que fornecem frangos na cidade de Unaí e região.
Já na pecuária o destaque vêm tanto para o gado de corte quanto leiteiro. No que diz respeito ao gado de corte a região de Unaí conta com inúmeras propriedades rurais que se dedicam à criação de gados, tendo sua produção comercializada tanto nos mercados interno e externo. Já com relação à pecuária leiteira, o destaque vem para a o manejo e criação de gado leiteiro, o que faz da cidade a terceira maior bacia leiteira do Brasil, seguido de Castro-PR (1° lugar) e Gaxupé-MG (2° lugar). No estado de Minas Gerais é o 2° maior produto de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário