terça-feira, 2 de novembro de 2010

Milho Verde - Minas Gerais

ATRATIVOS TURISTICOS

 LAJEADO

A 2 km de Milho Verde se encontra o Lajeado. Um platô, que corre na chapada da cidade, com diversos poços de água limpa e três cachoeiras. A areia é branquinha e seus poços são bastante rasos, tornando assim um lugar perfeito para os visitantes de todas as idades. O lajeado é um lugar calmo e de fácil acesso, tanto a pé quanto de carro.

CACHOEIRA DO CANELAU

A Cachoeira do Canelau é formado pelo córrego da Taioba e está localizada a 5km de Milho Verde. Seu acesso se dá por trilhas sem sinalização o que torna necessário a presença de um guia turístico local. Existem 2 quedas d'água no local: a primeira com 10m e a segunda com 6m formando um poço de água cristalina e fria.


GEOGRAFIA DE MILHO VERDE

Milho Verde se localiza na zona do alto Jequitinhonha numa área serrana, mais especificamente nas vertentes da Serra do Espinhaço, no trecho entre Serro e Diamantina pela Estrada Real. A geologia da região é característica de chapada e sua vegetação é formada por campos rupestres que transita entre o cerrado e matas de galerias. Para os que apreciam esportes recomenda-se fazer caminhada, cavalgadas, hipismo, rapel, ciclismo e alpinismo para conhecer melhor a região.
Em Milho Verde se encontra o Pico do Itambé, uma das serras mais altas do Espinhaço. Devido às formações rochosas, existem várias cachoeiras formadas por riachos, córregos e filetes de rios sendo que muitos deles deságuam no rio Jequitinhonha; umas são melhores pra nadar outras para tomar uma ducha. A água é pura, tem uma coloração marrom escura e é muito fria. Em época de chuvas mais fortes a água não perde a clareza e a limpidez.No inverno algumas cachoeiras, têm o seu volume muito reduzido chegando até desaparecerem.
Há cerca de 1,4 mil habitantes na região, o desenvolvimento econômico das famílias que ali moravam era dedicado à pecuária e agricultura de subsistência, mais tarde, à colheita de flores sempre-vivas e atualmente vivem praticamente do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário