sábado, 6 de novembro de 2010

Minas Gerais

Grutas Mineiras


Gruta de Maquiné

A maior gruta de Minas Gerais fica próxima à cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. Uma beleza natural que foi descoberta e explorada em 1834 pelo cientista dinamarquês Dr.Peter Lund. São 440 metros de extensão abertos ao público para conhecer e admirar os sete salões e galerias, formados pelo trabalho de erosão da água. Os estalactites formam figuras inusitadas que lembram um urso, um elefante e há também cristais brilhantes em formato de franjas, grinaldas e lustres.

Na área foram encontradas pedras, ossadas humanas, pinturas rupestres e restos de animais pré-históricos, tornando a Gruta de Maquiné o berço da Paleontologia Brasileira. A gruta possui iluminação e passarelas que permitem aos visitantes transitarem com segurança pelas maravilhas do lugar, e todo o percurso é acompanhado por um guia local. Recomenda-se ir pela manhã ou no final da tarde, porque a gruta fica quente durante o dia. Está aberta diariamente de 8h às 17h.

Gruta da Lapinha

Uma obra de arte esculpida pela natureza e de uma beleza extraordinária. Quem conhece a Gruta da Lapinha se surpreende por não imaginar o que está escondido dentro dela. Localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, a 38 Km de Belo Horizonte, a gruta possui uma área de 511 metros de extensão abertos à visitação com profundidade de 40 metros.

Surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas. Em seus salões existem os chamados espeleotemas, depósitos minerais do interior da caverna que possuem variadas formas, destacando a couve-flor, cascata, cortinas e pirâmides. A Gruta da Lapinha foi descoberta em 1835 pelo cientista dinamarquês Peter Lund, que vivia na região. Em suas escavações Lund descobriu fósseis de animais e as ossadas do chamado “homem de Lagoa Santa”, fundamental para as pesquisas da paleontologia no Brasil.

A Gruta da Lapinha funciona diariamente das 8:30h às 16:30h, com atendimento de guias especializados. Há iluminação artificial, escadas e passarelas que dão acesso aos locais mais difíceis. Na parte externa o visitante pode conferir o museu do castelinho e o Espaço Cultural e Ambiental Dr. Lund, com exposições sobre a região da APA – Carste de Lagoa Santa, além da réplica em tamanho natural da famosa Preguiça Gigante. A região de muito verde também é um convite para um agradável piquinique, e encontra-se próximo à entrada dois restaurantes que oferecem a tradicional comida mineira, além de quiosques de doces e artesanatos.

Gruta Rei do Mato

A 72 quilômetros da capital mineira, na cidade de Sete Lagoas, fica a Gruta Rei do Mato, onde a maior atração são as inscrições rupestres com cerca de seis mil anos.


Cidades Históricas MG
Turismo
Bem vindo às Cidades Históricas de Minas Gerais. Conheça as belezas e fique informado sobre as sete principais cidades históricas do Estado. São elas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará e Diamantina. Mergulhe neste universo que revela pouco a pouco o nosso surpreendente passado. Veja como começou a nossa história.
Ouro Preto
Praça Tiradentes (foto): É a praça central de Ouro Preto. Aqui construíram entre 1784 e 1846 a Casa da  Câmara e Cadeia, hoje o Museu da Inconfidência. Na praça encontra-se um monumento em memória de Tiradentes. 
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (foto): A Igreja de São Francisco é uma das obras primas de Aleijadinho e foi construída entre 1771 e 1794. No interior há belíssimas pinturas de teto (foto), feitas por Emanuel Ataide entre 1800 e 1809. Outro marco são as esculturas na fachada (foto), feitas por Aleijadinho.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar . A igreja, construída entre 1711 e 1733, se destaca pelo rico interior. Por de traz das paredes de Taipa surge uma magnífica decoração, para a qual foram utilizados 434 kg de ouro. 

Congonhas do Campo
Congonhas do Campo . A cidade está localizada 80 km ao sul de Belo Horizonte, em uma das áreas onde havia grande concentração de ouro, no Rio Maranhão. 
Figuras de Aleijadinho: Em Congonhas do Campo é possível apreciar diversas figuras esculpidas por Aleijadinho. Os 12 Profetas Bíblicos . foram esculpidos em pedra sabão entre 1800 e 1805, tornando-se mundialmente famosos. Outra atração são as 66 figuras em tamanho real que compõem as estações da "via sacra" (fotos no livro Cidades Históricas de MG).
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos . É aqui que estão os 12 Profetas Bíblicos. O Santuário foi construído em razão de uma promessa feita por Feliciano Mendes e é local de peregrinação. 
São João del Rei
São João del Rei .A cidade está situada a 200 km ao sul de Belo Horizonte. Ela foi erguida em um vale extenso na época do ciclo do ouro do Brasil. 
Igreja São Francisco de Assis .Construída em 1774 é considerada a obra prima de Aleijadinho, juntamente com a igreja São Francisco em Ouro Preto. 
Museu Ferroviário. Aqui o visitante da cidade pode apreciar locomotivas originais, algumas construídas antes de 1880.  
Sabará
Igreja Matriz da Nossa Senhora de Conceição. Outra grande jóia do barroco brasileiro, a igreja data de 1701. 
Capela Nossa Senhora do Ó (foto): A capela impressiona pelos ricos detalhes esculpidos em madeira e data de 1717. 
Casa da Ópera (foto): No teatro mais famoso de minas Gerais, construído no estilo elisabetano, ainda são feitas encenações. A Casa da Ópera data de 1770 

Nenhum comentário:

Postar um comentário