segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Viçosa - Minas Gerais


Viçosa, desde os primórdios do século XIX, caracterizou-se como um pujante pólo de comercialização agrícola, tendo o café como o seu principal produto.
Viçosa hoje nos apresenta inúmeros atrativos naturais, como Belvedere - Reserva de proteção ambiental com trilhas para caminhadas na mata. Bromeliário - Ampla coleção de bromélias para educação ambiental e pesquisa. Horto Botânico - Localizado no campus da UFV, possui pequena reserva natural. Exibe exemplares de jequitibá, sapucaia, ipê, jacarandá, palmeira imperial e pau-brasil, entre outros. É utilizado para a reintrodução de espécies. Mirante das Bandeiras - Local de onde se vê boa parte do campus da UFV e da cidade. Recanto das Cigarras - Área de recreação com balanços para crianças, churrasqueiras, quiosques, banheiros, bebedouros, mesas e bancos de madeiras. Recanto das Cigarras - Área de recreação com balanços para crianças, churrasqueiras, quiosques, banheiros, bebedouros, mesas e bancos de madeiras. Mata do Paraíso - Fica a cerca de 2 km do campus. Primeiro sítio de captação de água potável da cidade. Desde 1966, quando se celebrou um convênio entre o município e a UFV, seus 194 ha de área de preservação permanente são utilizados primariamente para pesquisas e atividades de educação ambiental. Visitas somente com agendamento. É uma das poucas áreas de mata continua da floresta nativa na região. Mata da Represa - Situada no campus, ocupa uma pequena área de aproximadamente 10 ha. Adjacente ao Recanto das Cigarras e ao Mirante das Bandeiras, funciona como refúgio de pequenos animais, principalmente pássaros, que alegram as jornadas dos caminhantes freqüentadores do local. A vegetação é típica de mata atlântica em regeneração.
Além dos atrativos naturais, há vários outros, como por exemplos os culturais e de lazer: Artesanato, Blocos e Escolas de Samba, Corais, Escola Experimental de Artes, Grupos Folclóricos, Espaços Culturais, Galerias, Memorial e Museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário